quinta-feira, 29 de abril de 2010

VERDADES E MENTIRAS NA FRUTICULTURA

Nossa cultura é muito rica em mitos, lendas, crendices, superstições e folclore, e apesar do fundo de verdade muitas vezes as recomendações não têm fundamentos ou respaldo científico. Muitas das recomendações foram introduzidas com os colonizadores e com o tempo sofreram com a criatividade dos brasileiros. Normalmente mal não faz e muito menos bem, na verdade elas têm um fundo de sarcasmo. Com certeza você já ouviu algumas destas e saiba agora se é verdade ou mentira.


SAL NO COCO

No plantio tem que jogar sal na cova e colocar o ano todo um punhado em volta do pé do coco! Verdade ou mentira?

O que acontece é que o coqueiro é uma planta bastante exigente em cloro como nutriente para seu desenvolvimento e produção. O sal de cozinha ou cloreto de sódio (NaCl) é um produto que possui cloro e é de fácil acesso da população que tem um pé de coco no quintal. Como o coqueiro também necessita de nitrogênio, fósforo e potássio, o ideal é aplicar um adubo formulado que possua estes nutrientes, e o cloreto de potássio (KCl) usado nesta fórmula supri a exigência de cloro do coqueiro, não necessitando da adição de sal. Mas se fizer questão do sal, aplique uma pequena dose, pois, o sódio (Na) presente, em excesso pode ser tóxico ao coqueiro. Existe ainda uma indicação de aplicar sal no olho do coqueiro (inserção de folhas novas) que funciona como repelente às pragas do coqueiro.


COURO NA UVA

Enterrando uma botina de couro no pé de uva ela produz melhor! Verdade ou mentira?

Em tese é verdade. Esta pratica adotamos de Portugal e lá antigamente era comum enterrar no pé das videiras raspas e aparas de couro, sobra dos curtumes e sapatarias. Na verdade era uma forma de adicionar matéria orgânica de decomposição lenta nos parreirais de videiras e descartar as sobras de couro das industrias. O material em decomposição fornece nutrientes às plantas, porém, temos outras fontes de matéria orgânica como os estercos que são mais abundantes, decompõem-se mais rápido, são ricos em nutrientes e comprovadamente melhoram a produção e qualidade das frutas.


MANGA COM LEITE MATA

Se tomar leite e comer manga morre! Verdade ou mentira?

Mentira! Frapê, vitamina, sorvete ou ao natural a manga é uma fruta irresistível. Na verdade a maravilhosa fruta foi trazida da Índia para o Brasil pelos portugueses e daí surgiram as crendices e ditos populares como "A manga de manhã é ouro, a tarde é prata e à noite, mata". Este dito e a proibição surgiram para preservar a manga da fome dos escravos pois era considerada nobre e só deveria ser saboreada pelos Senhores. Como durante o dia os escravos estavam trabalhando e não tinham tempo para roubá-las do pomar dos Senhores, diziam que de manhã e a tarde eram boas, mas a noite fazia mal. Naquela época o leite em fartura era distribuído aos escravos à noite e amedrontá-los com a possibilidade de morrerem com a mistura, protegia as frutas de serem roubadas e consumidas neste horário. Dizem ainda que para comprovar o efeito da mistura perante os escravos, os Senhores envenenavam o leite e faziam com que um escravo bebesse a mistura e em seguida davam-lhe uma manga. Assim não tinha jeito, era demonstrado a todos da época que a mistura matava mesmo. Apesar de hoje esclarecido, é comum as vovós lembrarem os netinhos "leite com manga mata menino", pessoas não consumirem manga a noite porque è de digestão difícil, mas no caso de alguém comer manga demasiadamente, um santo remédio é beber em seguida três goles de água.


PREGO NA JABUTICABEIRA

Para a jabuticaba produzir é só enfiar pregos no tronco! Verdade ou mentira?

Na verdade quando se provoca este tipo de ferimento na planta ocorre um estímulo e a planta produz um hormônio o Etileno que induz a planta a florescer. Além disto, a oxidação do prego fornece uma pequena quantidade de ferro à planta que tem função nutricional. As vezes até funciona. O mais indicado é plantar mudas propagadas vegetativamente como as enxertadas e cuidar adequadamente, adubando e irrigando e a planta produzirá quando estiver pronta para tal. Muitas vezes o ferimento é porta de entrada para fungos que podem matar a planta. No caso do coqueiro o prego pode atingir a região de crescimento (meristema) e esta poderá morrer.


FACÃO NA MANGUEIRA E ARAME FARPADO NO TRONCO DO ABACATEIRO

Em plantas que não produzem frutos, deve-se talhar todo o tronco com facão, machado ou enrolar firmemente arame farpado no tronco! Verdade ou mentira?

Da mesma maneira que o prego, as lesões estimulam a planta a produzir etileno e podem induzir ao florescimento. Às vezes também até funciona, mas os ferimentos podem ter efeitos irreversíveis e matar a planta, além do que o aspecto das cicatrizes no tronco é péssimo e mostra toda a agressividade do homem. Cuide melhor da sua planta que ela responderá com flores e frutos na época certa.


ABACATE AUMENTA O COLESTEROL

Abacate tem muita gordura e engorda! Verdade ou mentira?

O abacate faz bem a saúde, também é sim rico em gordura, mas é gordura do tipo monossaturada, responsável por diminuir as taxas de colesterol. Pesquisas recentes realizadas no México provaram que todos os 45 voluntários que comeram abacate durante sete dias reduziram em até 17% o nível de colesterol ruim do sangue. Mas se sua única dieta é comer abacate, cuidado porque ele é rico em calorias. Mais ou menos 2 colheres de sopa por dia (1/6 do fruto), são suficientes para que desfrute dos benefícios.


COLHER MAMÃO FORA DA SEQÜÊNCIA DE MATURAÇÃO DÁ DOENÇA NA PLANTA

Se colher os frutos verdes de mamão do meio os outros frutos empedram e dá doença no pé! Verdade ou mentira?

Mentira, esta é uma maneira do dono do mamoeiro negar ao vizinho alguns frutos verdes para fazer doce. Na verdade o mamoeiro é suscetível a várias pragas como ácaros e doenças: vírus, fungos e bactérias. Os ácaros nas folhas causam deformação, amarelecimento das folhas e frutos e até morte da planta. O empedramento de frutos ocorre por deficiência de boro. A retirada de alguns frutos diminui a pressão na planta e propiciará melhor desenvolvimento aos que restarem.



COLHER SEMENTES DE MAMÃO DA PONTA DA FRUTA, EVITA PLANTAS MACHO?

Verdade ou mentira?

Mentira: O sexo do mamoeiro é governado por fatores genéticos, e os primeiros trabalhos foram realizados nos idos de 1937. O cruzamento de uma planta feminina com uma hermafrodita, dará a seguinte descendência: 2/3 de plantas hermafroditas, e 1/3 de plantas femininas. Atualmente é possível identificar o sexo pelo DNA, mas ainda não utilizável no campo, devido aos custos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário