quinta-feira, 29 de abril de 2010

SUCO DE FRUTAS GANHA A MESA DO BRASILEIRO



Nos últimos anos o consumidor brasileiro tem priorizado a busca por produtos com menos calorias e considerados mais saudáveis para colocar em sua mesa. Esta mudança de hábito tem refletido diretamente nos caixas das empresas do setor de bebidas à base de frutas. No primeiro semestre deste ano, o aumento das vendas desse setor já registrou um crescimento de 13% na comparação com o ano passado, quando foram comercializados 227 milhões de litros de bebidas, que resultaram em um faturamento de R$ 800 milhões. Esta expansão de mercado vem sendo acompanhada de perto pela direção da mexicana Sucos Del Valle, instalada em Americana, que até o final do ano espera um incremento de 30% em seu faturamento.

Embora as vendas de sucos de frutas, envazados em latas e embalagens Tetra Pak, venha aumentando nos últimos anos, o consumo per capita nacional ainda está muito distante de outros países. O brasileiro consome 1,8 litros por ano, contra 9 litros/ano no México e 43 litros na Alemanha. "O consumo no Brasil ainda é muito baixo", admitiu a diretora de Marketing da Sucos Del Valle, Roberta Morelli, apontando para um potencial enorme a ser explorado pela indústria nacional.

A empresa de origem mexicana desembarcou no País em 1997, quando começou a disputar a mesa dos brasileiros por meio da importação de produtos. Porém, com os resultados positivos obtidos, apenas dois anos depois a direção da companhia abria os cofres para inaugurar, na Região Metropolitana de Campinas (RMC), em Americana, sua primeira fábrica, a única fora do país de origem. "Era um mercado que não existia até então e o consumidor só comprava sucos em polpa", afirma Roberta. "Hoje, a Del Valle está presente em 300 mil pontos-de-vendas, é líder, e tem 29% de participação de mercado", acrescenta.

Para ampliar ainda mais sua fatia em um nicho disputado por mais de 180 marcas e concorrentes de peso como a Coca-Cola (Suco +), Maguary, Kapo e Parmalat (que está retomando sua produção em solo nacional), a empresa está investindo R$ 15 milhões em ações de marketing ao longo deste ano, retornou à mídia, repaginou suas embalagens e lançou vários produtos. Até agora, foram 11 lançamentos e outros estão em estudo, antecipou o gerente Corporativo de Desenvolvimento e Inovação de Produtos, Fausto Ferraz Filho.

A fábrica da Sucos Del Valle - cuja capacidade de produção é para 10 milhões de litros ao ano - está com 7 milhões de litros, dos quais cerca de 30% é exportada para mais de 40 países "Deveremos atingir a capacidade máxima ainda neste ano", avalia a gerente de Marketing, o que vai contribuir para que a empresa aumente em 30% seu faturamento sobre os R$ 250 milhões do ano passado. A expectativa neste sentido é grande.

Tanto que a direção já trabalha com a possibilidade de vir a investir na abertura de uma segunda fábrica no horizonte de até cinco anos. O valor do projeto e a região ainda são guardados em segredo. Mas Roberta não descarta que a unidade venha a ser erguida na própria RMC ou no Nordeste, onde, segundo ela, a companhia mantém bom desempenho.

Um comentário:

  1. Mas esses sucos industrializados são cheios de açúcar e pouca fruta. Suco bom mesmo é o que a gente faz em casa. Saudável e funcional, como essas receitas neste site. Aí sim a coisa anda!

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